Um grupo de artistas acreanos participa da segunda edição do Festival Equilíbrio de Arte Urbana e Meio Ambiente da Amazônia, que será realizada de 30 deste mês a 7 de junho, nos principais espaços e praças de Puerto Maldonado (Peru). Murais, grafites, performances, poesia, cinema, fotografia, esculturas, workshops, shows e palestras fazem parte da programação. O evento é organizado pelo Amazonika Arte e Meio Ambiente.
Os artistas do Acre foram selecionados pelo projeto “Acre no Festival Multicultural Equilíbrio”, do Nômadas Brasil, associação de Rio Branco coordenada pelo produtor cultural Miguel Mauri. “A ideia é criar uma ponte e fomentar a integração binacional”, disse Mauri. Os grafiteiros Jesse Luiz, o “Dede”, e Mahatma Maha, os cineastas Sérgio de Carvalho e Clemilson Farias, e a cantora Vanessa Napiame, acompanhada dos músicos Pablo Candido, C.A e Pablo Monteiro, integram a trupe de profissionais selecionados que irão participar com diversas propostas artísticas.
Promover a arte contemporânea, a arte-educação, a proteção do meio ambiente por meio de atividades artístico-culturais, além do desenvolvimento do mercado de cultura regional, é o foco do Festival Equilíbrio. A edição reunirá artistas urbanos latino-americanos do Equador, Peru, Brasil e Chile.
A arte contemporânea invadirá espaços públicos com a ideia de criar sinergias entre artistas dos países participantes. O objetivo é contribuir para a conservação da fauna amazônica e reverter a imagem criada pelas questões socioambientais, da degradação das florestas, e com isso propor uma gestão em equilíbrio, assim definem os organizadores do evento.
O projeto “Acre no Festival Multicultural Equilíbrio” tem o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).