Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Asas da Florestania continua levando Educação para áreas rurais do Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Asas da Florestania continua levando Educação para áreas rurais do Acre

A Escola Estadual Rural Santa Rita de Cássia já atendeu mais de 490 alunos do Asas da Florestania (Foto: Assessoria SEE)
A Escola Estadual Rural Santa Rita de Cássia já atendeu cerca de 500 alunos do Asas da Florestania (Foto: Assessoria SEE)

Prezar pelo ensino e pela aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Esse cuidado com educadores e alunos deve ir além das zonas urbanas, atingindo os locais mais distantes dos grandes centros ou que têm acesso dificultado pela localização ou pelas estações do ano.

Tendo em mente a importância de atender a zona rural e as comunidades de difícil acesso do Acre, o governo do Estado, nos últimos 15 anos, vem inovando esse tipo de atendimento por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e do programa Asas da Florestania.

Segundo a professora Maria Antonieta, “existem alunos que enfrentam distâncias consideráveis para estar aqui todos os dias, e esse esforço contribui para que eles apreciem mais as atividades escolares” (Foto: Assessoria SEE)
Segundo a professora Maria Antonieta, existem alunos que enfrentam distâncias consideráveis para estar aqui todos os dias, e esse esforço contribui para que eles apreciem mais as atividades escolares (Foto: Assessoria SEE)

Início do Asas da Florestania

O contexto da educação rural no Estado estava reduzido ao atendimento multisseriado de 1º ao 5º ano, sem continuidade de estudo para os alunos. O desafio era expandir o atendimento, assumindo um compromisso com as comunidades rurais para ofertar a escolarização nas áreas de difícil acesso.

Foi então que a SEE, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, estruturou os módulos do que viria a ser o programa Asas da Florestania, criado e implementado em 2005, com atendimento inicial voltado para 367 alunos de ensino fundamental em sete municípios.

E há nove anos o programa, seguindo as Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais, trabalha com metodologia e materiais pedagógicos específicos, adequando as aulas e os atendimentos às realidades das comunidades e das famílias atendidas pela ação educacional.

Evolução do atendimento

Inicialmente, o Asas ofertou o ensino fundamental em 2005 para os alunos egressos do 5º ano das classes multisseriadas, abrangendo sete municípios e beneficiando mais de 300 alunos acreanos, a princípio sendo um corretor da distorção idade-série. Em 2008, com as conclusões das primeiras turmas, ampliou-se a oferta para o ensino médio, que busca, em um período de três anos, concluir a educação básica de jovens e adultos.

Desde sua expansão, como aponta a coordenadora do ensino rural na SEE, Francisca das Chagas Souza Silva, o Acre vem elevando seus indicadores educacionais por meio dessas políticas que buscam, acima de tudo, resgatar e elevar a autoestima das populações rurais.

arte-professora-asas-florestania

Comunidade Santa Rita de Cássia

Localizada em Plácido de Castro, com mais de 200 moradores, a comunidade Santa Rita de Cássia procura incentivar seus jovens para o processo educacional desde 1993, ano de inauguração da Escola Estadual Rural de Ensino Fundamental e Médio Santa Rita de Cássia.

A instituição aderiu ao Asas da Florestania em 2007, e até o ano passado atendeu cerca de 500 alunos. Atualmente, possui um total de 45 alunos, entre os quais 34 são estudantes do Asas, distribuídos em turmas nos turnos da manhã e da tarde.

“Existem alunos que enfrentam distâncias consideráveis para estar aqui todos os dias, e esse esforço contribui para que eles apreciem mais as atividades escolares. O envolvimento da comunidade é muito forte, tendo pais de alunos realmente interessados na vida escolar de seus filhos”, relata a professora Maria Antonieta Ferreira Soares.

Alunos querem auxiliar sua comunidade

Wemerson Benedito de Almeida e Jéssika Alexandra são alunos do ensino médio e pretendem ajudar as comunidades em que nasceram. “Gosto muito de crianças, e ensiná-las será muito bom para mostrar a importância da educação e como ela pode mudar a vida de todos para melhor”, apontou a estudante.

evolucao-asas-florestania-thennyson-passos-png8


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464