Essa semana, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), participou de um encontro regional promovido pelo Ministério da Cidadania, abordando o marco legal da primeira infância, no estado do Pará.
A região Norte do Brasil foi reunida pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, para estimular o debate sobre intersetorialidade nas políticas públicas de primeira infância e os desafios enfrentados na execução, com enfoque nos investimentos realizados e a importância da intersetorialidade.
Nair Mamed, coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, participou do momento de troca regional e ressalta: “O encontro foi especial para contar sobre a nossa atuação e perspectiva no Acre, além de entender as particularidades das demais regiões do Brasil na implementação das políticas públicas”.
O Comitê Gestor Intersetorial pela Primeira Infância, composto por membros da SEASDHM, do Ministério Público do Acre e da Universidade Federal do Acre, apresentou experiências positivas no estado e no município de Porto Walter, apontando projetos complementares com foco na intersetorialidade, afirmando a relevância da união de instituições.
A primeira infância compreende a fase de 0 aos 6 anos da criança, uma etapa fundamental para o desenvolvimento do ser humano, onde o cérebro evolui de maneira rápida e é sensível aos cuidados e estímulos. Um momento crucial para a aprendizagem de habilidades, aptidões e competências.