Na manhã do dia 6, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), promoveu a Feira da Mulher Empreendedora. Na ocasião, servidoras com empreendimentos colocaram seus produtos em exposição.
Na feira, podia se encontrar produtos como artesanatos em cerâmica produzidos na Fundação do Bem-Estar Social do Acre (Funbesa) e pintados por servidoras da SEASDHM, assim como bordados, laços, tapetes, produtos em crochê e alimentos como bolos e queijos.
O artesanato como terapia
Uma das participantes foi Celma Maia, gestora de políticas públicas, que tem a prática do crochê como hobby desde criança, praticando com a motivação de sua avó desde os 9 anos de idade. Ela usa o trabalho manual como terapia ocupacional e produz o artesanato para presentear seus entes queridos.
Outro empreendimento participante é o do projeto Mãos que Transformam, produzido por mulheres acolhidas no Abrigo Mãe da Mata. Artesanatos foram originados de cursos e oficinas propostas por Silvânia Mota, servidora da SEASDHM, que sugeriu a atividade como terapia ocupacional. “Durante as oficinas, as participantes se expressavam artisticamente, ao mesmo tempo que socializavam sobre suas vivências, como um momento de terapia coletiva”, conta Silvânia.
O trabalho próximo com as acolhidas do abrigo foi paralisado frente à pandemia de covid-19, porém, há o empenho de retornar com a atividade, buscando curar e qualificar mulheres que sofreram violência doméstica.
O evento também aconteceu em alusão ao Dia das Mães, comemorado no próximo dia 8, com isso, a equipe de humanização da SEASDHM preparou e entregou lembrancinhas para as mães que trabalham para a Secretaria de Estado. Lusiane Oliveira, chefe de gabinete, comenta: “As mães que trabalham aqui se doam às suas famílias e ao seu trabalho diariamente. E nesse ambiente, acabam se tornando mães dos mais novos que aqui trabalham, há um sentimento de muito carinho e maternidade”.