O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), esteve, na última semana, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil, para a uma ação de apoio técnico ao Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único (Procad) no Sistema Único da Assistência Social (Suas).
O programa visa ao fortalecimento da capacidade institucional do atendimento integral e cadastramento das famílias vulneráveis no Cadastro Único no Suas; com a atualização e qualificação permanente das informações constantes e o fortalecimento da articulação, com as ofertas socioassistenciais do Sistema Único.
Também, o Procad presta atendimento prioritário e busca ativas a famílias pertencentes aos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), em especial à população em situação de rua, aos povos indígenas e às crianças em situação de trabalho infantil.
A equipe estadual marcou presença nos municípios, fortalecendo a atuação das equipes municipais, por meio da elaboração de projetos executivos para a implementação das ações.
Lidiane Moreno, chefe da Divisão do Programa de Transferência de Renda e Cadastro Único da Seasd explica: “Uma etapa de grande relevância é o levantamento de informações, para montar o cenário regional onde as ações serão desenvolvidas, observando a conjuntura e circunstâncias atuais, levando em consideração a singularidade de cada realidade e identificando o que pode ser potencializado”.