Alunos da Escola Marina Vicente, no bairro Boa União, em Rio Branco, foram os primeiros contemplados com o projeto do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF), que visa levar atividades de xadrez para as escolas acreanas. “No jogo de xadrez se aprende a contar, calcular sequências, encontrar estratégias e estabelecer combinações. Isso possibilita desenvolver o raciocínio lógico e a disciplina do estudante”, explicou Alessandro Nasserala, coordenador do IMCF.
No sábado, 27, o projeto teve início, com apoio dos alunos de Iniciação Científica Júnior e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), que orientaram os estudantes do ensino fundamental a desenvolver conhecimentos matemáticos e fortalecer, assim, a tomada de decisões que podem ir além do ambiente escolar.
A oportunidade de aprender o esporte, que também auxilia nas atividades escolares, foi bem aproveitada pelos estudantes. É o caso de Pedro Ian Freitas, aluno do 7º ano. Jogador de xadrez no computador, Ian teve o contato com o tabuleiro e todas as orientações repassadas pela equipe. “É muito legal poder melhorar o raciocínio e a educação com o jogo de xadrez,” explicou.
A próxima escola a receber a atividade é a Heloísa Mourão Marques, em Rio Branco. Além da capital, o projeto também terá atividades em outras cidades acreanas.