Essencial para uma vida longa e saudável, o esporte também é instrumento de ressocialização. Com o intuito de fomentar a prática, a Liga Acreana de kung fu está ofertando aulas gratuitas de artes marciais no Horto Florestal, em Rio Branco.
Seis anos é o limite de idade mínimo para participar. Todas as terças, quintas-feiras e sábados, das 17 às 18 horas, o treino é de kung fu. Já aos sábados e domingos, das 9 às 10 horas e 10 às 11 horas, a aula é tai chi chuan.
“O esporte tem mudado a realidade de muitos jovens. A gente entende a necessidade de ampliar a oferta, por isso estamos fortalecendo as escolinhas de artes marciais em vários bairros de Rio Branco”, frisou o treinador de kung fu, Nil Figueiredo.
Em parceria com as secretarias de Estado e de Rio Branco de Esportes, a Liga Acreana de kung fu implementou as práticas de artes marciais em mais de 30 locais, em 12 municípios acreanos. “Nós estamos implementando várias atividades, em inúmeros espaços, para que os jovens com tempo ocioso sintam-se contemplados pelo esporte” frisou a secretária de Esporte, Shirley Santos.
Investimento
Durante a aula inaugural, no último sábado, 11, a Liga Acreana de Kung Fu, em parceria com o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Esporte, realizou a entrega de equipamentos esportivos aos professores comunitários.
No período da tarde, outros equipamentos foram doados à Escola Doutor Mário de Oliveira, localizada no bairro Cerâmica, onde também foi inaugurado um núcleo de treinamento de kung fu.
“Com essa iniciativa, certamente, o número de praticantes e beneficiários desse programa vai aumentar, gerando muitos benefícios para as comunidades”, observou o secretário municipal de Esportes, Afrânio Moura.
A doação de material esportivo, para a estruturação de escolas comunitárias, vem sendo realizada em vários bairros da capital, incluindo a Cidade do Povo.