Há 10 anos, exatamente no dia 14 de fevereiro de 2004, um baile de carnaval marcou a reativação da Tentamen. A Sociedade Recreativa Tentamen, localizada no Segundo Distrito da capital acreana, foi fundada em 1924. Durante décadas, o espaço abrigava eventos de representantes da sociedade acreana como seringalistas, políticos e comerciantes. Os bailes carnavalescos eram muito concorridos.
Primeiro clube social de Rio Branco, o prédio conserva uma arquitetura charmosa dos casarões construídos na época, sobre pilares, cobertura em duas águas, varandas e lambrequins.
O espaço passou algum tempo desativado. As atividades foram retomadas em 1994, quando o governo do Estado realizou o baile de carnaval, que reativou as tradicionais festas carnavalescas promovidas na Tentamen.
Frequentadora do baile desde quando foi reativado, em 2004, a servidora pública Francisca Marques Marinheiro é uma das pioneiras da festa. “Eu danço do começo ao fim. Representa vida. Pena que acaba tão cedo”, compartilha. A servidora pública já está pensando na fantasia que vai usar este ano. “É um encontro de amigos da nossa idade, de todas as idades. Transmite muita alegria. Uma maneira de a gente reencontrar a alegria ao lado dos jovens e também das pessoas da nossa idade,” finaliza.
As senhoras do grupo “Anos Dourados” são personagens sempre presentes na folia. Caracterizado com a mesma fantasia, o grupo de mulheres já é atração cativa na programação.
“Esses bailes reforçam e resgatam culturalmente essa festa popular e tradicional que é o carnaval, inclusive com a presença de grupos como o da terceira idade”, declarou.
Em 2013, o tradicional Baile da Tentamen não pôde ser realizado, mas a festa com as mesmas características volta a ser realizada em 2014, agora em novo local.
O Carnaval Solidário: Baile à Fantasia será no dia 21 deste mês, na Maison Borges, das 21 às 3 horas. Os ingressos já estão disponíveis. A renda será revertida para apoiar as ações do Acre Solidário em favor das famílias desabrigadas com a cheia dos rios no Estado.
“Nós já estamos trabalhando antecipadamente. E a melhor maneira que encontramos foi o Carnaval Solidário. Oportunidade de fazer diversão com doação, com partilha”, ressalta a coordenadora do Acre Solidário, Marlúcia Cândida.