O 5º Batalhão de Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (5º BPCIF) comemora oito anos de existência. As festividades começaram ontem e finalizaram na tarde deste sábado, 25. Foram realizadas uma série de testes e competições que visam aperfeiçoar o trabalho dos bombeiros.
Instrução de busca a pessoas desaparecidas nas águas, mergulho, resgate e simulação de incêndios em prédios públicos foram algumas das atividades que fizeram parte das provas. “Nos dividimos em quatro equipes , fizemos uma competição de mergulho e uma simulação de incêndio em uma escola com resgate de vítimas. As equipes tiveram que elaborar um plano de evacuação dos alunos”, explicou o capitão Valdemar Fernandes, comandante do 5º BPCIF.
Situado em Epitaciolândia, o 5º BPCIF é responsável por toda a região do Alto Acre, de Xapuri a Assis Brasil. Desde o início em 2007, o Batalhão já teve que gerenciar algumas situações de crise. Segundo o capitão Fernandes, além das constantes enchentes, os incêndios e acidentes de trânsito na BR-317 são as principais ocorrências atendidas.
“Formamos brigadistas, guarda-vidas, ministramos palestras nas escolas, prevenção contra acidentes, incêndios urbanos e florestais, além de busca e resgate seja em água ou na selva. Há muitas ocorrências de afogamento e acidentes de trânsito na BR-317 aqui nesta região. Além disso, prestamos auxílio em ocorrências de incêndio e afogamento nas regiões de Iñapari[Peru] e Cobija[Bolívia]”, destacou Fernandes.