“Os que mais procuram o espaço para leitura são as crianças”, informou Afonso de Oliveira, coordenador da Praça da Juventude I, localizada na Cidade do Povo. A boa notícia se refere à biblioteca existente no local, aberta diariamente para a comunidade.
Próxima às salas em que são realizados cursos profissionalizantes, aulas de capoeira, danças de salão e artes marciais, a biblioteca fica aberta das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 22 horas. De acordo com Oliveira, o local é estratégico também por ficar ao lado de quadras de esportes.
Caroline da Silva Freitas, 14 anos, sabe administrar bem seu tempo aliando esporte e leitura ao dia a dia. Depois de participar das aulas de educação física, já passa pela biblioteca, onde sabe que pode encontrar os mais diversos gêneros literários num espaço bem aconchegante.
A adolescente, que antes morava no bairro Seis de Agosto, comemora o fato de hoje ser moradora da Cidade do Povo. “Aqui a gente tudo disponível bem perto da gente, e é melhor ficar dentro de uma biblioteca do que se perder com más companhias”, disse.
A primeira Praça da Juventude é administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), com profissionais capacitados para atender com qualidade o público que busca os serviços oferecidos.