A Usina de Humanização da Biblioteca da Floresta realiza até o dia 23 deste mês,programação alusiva ao Dia do Índio, 19 de abril, com 450 estudantes do ensino fundamental da Escola Humberto de Alencar Castelo Branco, com idade de 6 a 11 anos, na turno da manhã, das 7 às 10 horas. O projeto tem a parceria da Fundação Elias Mansour (FEM) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
A ‘troupe’ da Biblioteca abriu a programação na segunda, 20, com a primeira visita à escola, que buscou a interação com os alunos, por meio de atividades de contação de lendas indígenas do projeto “Semeando Histórias”, exposição de artefatos e atividade didática dirigida.
O projeto coordenado pela gestora Juliana Leon é dividido em duas etapas. Na primeira, os alunos do primeiro ano conhecem a Biblioteca da Floresta, onde participam de atividades dirigidas a partir do conteúdo exposto no espaço. No segundo momento, a equipe da biblioteca desenvolve trabalhos com alunos do segundo, terceiro, quarto e quinto ano, na própria escola.
“Finalizaremos a programação com uma atividade didática com os alunos que criarão desenhos a partir das lendas trabalhadas. O nosso projeto é promover a formação cultural dos estudantes com o objetivo de estimular a compreensão sobre a diversidade socioambiental da Amazônia e do Acre, no que se refere às comunidades tradicionais indígenas”, disse Sandra Silva, coordenadora da Biblioteca da Floresta.