A nova Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade, de Cruzeiro do Sul, entregue à comunidade em março deste ano ampliada, modernizada e em novo prédio, caiu no gosto do cruzeirense. Segundo seu coordenador, Leônidas Costa Neto, cerca de 200 pessoas por dia utilizam os serviços oferecidos. A biblioteca tem quatro ambientes: telecentro, espaço criança, acervo geral e acervo de literatura nacional e internacional.
No total, a biblioteca tem um acervo de 21 mil títulos e está recebendo mais cinco mil. Por hora, não há empréstimo de livros, mas a biblioteca está implantando um sistema que vai permitir essa modalidade. O espaço criança tem quatro mil exemplares de jogos interativos, livros infantis e gibis. No ambiente, todos os dias são realizadas atividades como contação de histórias, rodas de leitura e apresentação de fantoches.
No telecentro, o acesso à internet é público e gratuito. O interessado faz um cadastro, recebe um login e uma senha, e a partir daí pode acessar qualquer telecentro no estado por meio do Programa Floresta Digital. Climatizada, a biblioteca tem acesso a todos os pisos por elevador e escadarias. Isto facilita o acesso de pessoas deficientes a todos os ambientes.
Frequentadores satisfeitos
O cirurgião-dentista Florestan Maia Neto considera a biblioteca “uma bela inciativa, um exemplo de visão administrativa em relação à educação e à cultura”. E completa: “Quando tenho uma folguinha no meu horário de trabalho, corro para cá”.
A acadêmica de Engenharia Florestal Antônia Cleiciane Peixoto de Oliveira diz que gosta de frequentar a biblioteca e destaca o ambiente: “É tranquilo, bem aconchegante e climatizado. Muito bom”.