O biomédico é o profissional com formação superior em Biomedicina, que, por meio de análises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, auxilia o médico no diagnóstico e tratamento de. O dia deste profissional é celebrado, nacionalmente, neste 20 de novembro.
Atualmente, estão cadastrados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) 37 biomédicos, distribuídos em vários órgãos que atuam na capital e interior do estado, exercendo suas funções junto aos médicos na identificação dos agentes causadores de doenças, contribuindo efetivamente para a qualidade de vida da população.
Uma das áreas de atuação deste profissional são os serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado, além do planejamento e execução de pesquisas científicas em instituições públicas e privadas.
Maria do Socorro Gomes, biomédica lotada na Divisão de Endemias da Sesacre, trabalha na área há 15 anos, atualmente faz análises descritivas, auxiliando o Centro de Zoonoses. Dentre as funções do profissional, Maria destaca o diagnóstico, a leitura e o acompanhamento dos exames ao seu destino.
“O principal papel do biomédico em bancada é dar apoio técnico ao médico ou enfermeiro com seus respectivos exames clínicos e laboratoriais”, ressalta.