Para abrir a Semana em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, o Detran realizou nesta manhã duas blitze educativas – uma na avenida Antônio da Rocha Viana e outra na rodovia AC-40, em frente à Companhia de Trânsito (Ciatran).
A ação será de 10 a 16 de novembro e contará com outras atividades, entre elas apresentações teatrais e palestras em escolas e empresas. O objetivo é chamar a atenção para a temática no Acre. Somente em 2013, mais de 50 mil pessoas morreram. No Acre foram 87 vidas ceifadas no trânsito e 2.299 pessoas se envolveram em acidentes. Segundo dados parciais do setor de estatística do Detran, até outubro deste ano foram 61 pessoas mortas em 2014.
A diretora-geral do órgão, Sawana Carvalho, relata que, ao longo dos quatro anos de gestão do governo de Tião Viana, vem-se conseguindo resultados positivos de redução de acidentes no Acre, mas é uma luta que não deve parar. “Todos os dias devemos nos lembrar de ter prudência e respeitar as leis de trânsito para que nada de grave nos aconteça. Sempre que saímos deixamos alguém que espera por nossa volta”, disse.
Ao ser abordada na blitz, a auxiliar de serviços gerais Marilinda Góis parabenizou o órgão pela iniciativa. “Eu mesma já fui vítima de acidente de trânsito. Na época um carro bateu na minha moto e eu tive que passar dois meses com a perna engessada. O tratamento completo durou quase um ano”, relembra.
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito é comemorado em todo o mundo. O terceiro domingo de novembro foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas.