O inverno amazônico continua intenso em todo o Estado. Em decorrência do grande volume de chuvas, o nível de profundidade do Rio Acre segue subindo. A medição das 9 horas,[ desta terça-feira, 24, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), na capital, registrou a marca de 15,53 metros.
A enchente já desabrigou 188 famílias, em Rio Branco, somando um total de 691 pessoas, que estão acomodadas no abrigo público, localizado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A prefeitura, com o apoio do governo do Estado, está construindo mais 300 boxes, destinados às vítimas da cheia.
No Alto Acre, as medições também apresentaram uma elevação das águas. Em Brasileia e Epitaciolândia, a última medição marcou 15,38 metros – dois centímetros de diferença referentes à checagem das 8 horas. Mais de 800 famílias já foram atingidas pela enchente na região de fronteira.
O monitoramento do Rio Acre também está sendo realizado em Xapuri, que apresentou o nível de 16,35 metros nesta manhã. A sede da Polícia Militar no município foi transferida para a escola Divina Providência. Estima-se que, entre famílias desabrigadas e desalojadas, o número supere 250. Mais de mil pessoas já foram afetadas por uma das maiores enchentes da região. A OCA também foi atingida pelas águas do Rio Acre.
O Rio Tarauacá segue oscilando nesta terça-feira. A medição realizada pela Defesa Civil registrou o nível de 10,50. Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação, carca de 12 mil pessoas já foram atingidas pela cheia na cidade.