Com a elevação do nível do Rio Acre e a força da correnteza, vários trocos e galhos de árvores são arrastados e se acumulam nas pilastras das pontes Juscelino Kubitschek e Coronel Sebastião Dantas, além da passarela Joaquim Macedo, todas localizadas na região da Gameleira.
Desde o último fim de semana, o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar (CBMAC), realiza a retirada desses balseiros.
Com a elevação das águas, esses materiais são arrastados e se aglomeram, formando os balseiros.
“Desde a última sexta-feira, 17, militares do Corpo de Bombeiros auxiliam na retirada de pedaços de árvores e outras vegetações que são arrastados pelas águas e se acumulam nas pilastras das pontes”, explicou o capitão do Corpo de Bombeiros Francisco Cassiano.
Cassiano diz ainda que o Corpo de Bombeiros disponibilizou 12 militares, barcos, motosserras e outros utensílios para auxiliar na retirada dos entulhos.
Na manhã desta segunda-feira, 20, o Rio Acre apresentou a marca de 12,70 metros na capital, próximo da cota de alerta, de 13,50 metros.
“A Defesa Civil está em alerta para tomar todas as precauções caso chegue a cota de transbordamento, que é de 14 metros”, destacou o capitão.