Em um momento de descontração e cheio de significados, foi realizada nesta quinta-feira, 14, na sala de situação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre, uma solenidade para homenagear os bombeiros militares que fazem parte Centro Integrado de Operações e que completaram 10 anos de efetivo serviço na instituição.
A homenagem trata-se da entrega de uma medalha dada para nove bombeiros que se dedicaram nas ações da Segurança Pública, prestando atendimento a sociedade acreana. Para o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Cel. José Américo Gaia, este é um momento especial de valorização dos profissionais por meio do Comando do Corpo de Bombeiros.
“São 10 anos de excelente serviço prestado para a comunidade acreana. É importante na carreira profissional e é realmente um reconhecimento do comandante-geral que fez a todos aqueles que fecharam os 10 anos de atividade profissional e fazem a diferença na Segurança Pública.” disse Gaia.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Charles da Silva Santos, destacou as ações desenvolvidas pelos bombeiros militares.
“Aqui estamos desempenhando as atividades de despacho e análise de ocorrências, de entrada para o atendimento emergencial que respondem por 70% ou mais dos atendimentos que são realizados pelo corpo de bombeiro do estado Acre. E eles realizam essa filtragem, onde apenas 10% das chamadas entrantes chegam até o final. Tudo isso é retido aqui porque, por meio de uma simples conversa, eles conseguem resolver muitos problemas, inclusive evitando suicídio, evitando mortes e outros atendimentos que são cruciais a para a população. Este é um reconhecimento importante de todo esse trabalho”, relatou Santos.
O Cabo do Corpo de Bombeiros, Toniel Alvez de Souza, foi um dos homenageados. Ele é médico e está saindo da corporação com a sensação de dever cumprido.
“Após todo serviço prestado, é uma honra participar com os colegas de profissão desta homenagem. Eu me despeço com grande satisfação de ter atuado todos esses anos em prol da qualidade de vida da população acreana. Mesmo atrelado com o serviço operacional, é um trabalho de informação e tecnologia, dando suporte para melhor o atendimento prestado”, disse o cabo Toniel Alvez.