Depois de liberar o tráfego de caminhões no final da tarde de ontem, 21, e fechar no período noturno por questões de segurança, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reabriu na manhã de hoje, 22, o trecho da BR-364 que se encontra submerso. Porém, uma equipe da PRF, juntamente com homens da Defesa Civil, se deslocou até a área, no intuito de reavaliar as condições do local. A medida visa analisar principalmente a força da correnteza do rio, que com a contínua elevação das águas vem se tornando cada vez mais forte e dificultando a travessia da balsa.
Mesmo com a estrada ainda aberta, o governador Tião Viana pediu ajuda do Governo Federal, que atendeu a solicitação e disponibilizou um voo da FAB para transportar hortifrutigranjeiro.
Em reunião com empresários na tarde de ontem, o governador Tião Viana recebeu a informação de que os alimentos em geral estão garantidos por um período de até 30 dias caso não haja recebimento de nova carga. Entretanto, se a estrada fosse interditada no fim de semana, apenas o abastecimento de hortifrutigranjeiro ficaria comprometido na segunda-feira.
A carga perecível já se encontrava em deslocamento rumo a Rio Branco e irá embarcar no avião da FAB em Porto Velho. Com a medida, afasta-se qualquer possibilidade de falta desses produtos na próxima semana, com garantia de não haver alteração nos preços.
O Tenente Coronel Batista, do Corpo de Bombeiros do Acre, está em Rondônia, acompanhando toda a situação e mediando conversas em nome do governo do Estado. Ele acompanha a equipe que está em deslocamento para a área da balsa, que fará nova avaliação do trecho, para decidir se mantém ou não o tráfego liberado.
Os trechos interrompidos compreendem os distritos de Jaci-Paraná, Nova Mutum e Vista Alegre do Abunã. De acordo com informações da PRF no Acre, equipes do Dnit e Polícia Rodoviária estão nos locais para encontrar uma possível solução do caso.