Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Bujari sedia primeiro Encontro de Mulheres Camponesas e do Som da Liberdade – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Fazendo a diferença

Bujari sedia primeiro Encontro de Mulheres Camponesas e do Som da Liberdade

O ramal Espinhara, na zona rural do Bujari, foi o ponto de encontro das mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e das beneficiadas pelo projeto Som da Liberdade do bairro Taquari, em Rio Branco. A conversa girou em torno de alimentação saudável, violência doméstica e políticas públicas para as mulheres.

Vice-governadora dialogou com mulheres do movimento de camponesas e comunidade (Foto: Val Fernandes/Secom)

A iniciativa é do gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo e do MMC, e conta com o apoio da Universidade Federal do Acre, além das Secretarias de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e de Pequenos Negócios (SEPN).

“É muito bonito ver essa troca de experiências entre as mulheres da zona rural e urbana. Elas estão tendo a oportunidade de conhecer histórias de emancipação e de superação de momentos de violência. Estou feliz de estar propiciando a essas mulheres essa oportunidade”, disse Nazareth Araújo.

Ainda segundo a vice-governadora, “enquanto governo, sabemos da necessidade de empoderarmos as pessoas e os movimentos sociais para que busquem a sua emancipação. É através de ações como essas que realizamos as políticas públicas de empoderamento social das pessoas aonde quer que elas estejam”, frisou.

Som da Liberdade

A ação foi possível, graças ao Som da Liberdade, idealizado pelo gabinete da Vice Governadoria. A atividade, realizada dentro do  Encontro de Mulheres do MMC, contemplou 50 mulheres e marca também o encerramento do projeto para as mulheres do Taquari.

O Projeto Som da Liberdade atua com ações de arte e cultura, utilizando a música como instrumento de prevenção, desenvolvendo não só as habilidades musicais, mas, sobretudo, realiza discussões transversais que envolvem temas, como: drogadição, gravidez na adolescência, violência familiar, exploração sexual, cidadania, autoestima, relação interpessoal, consciência ambiental, tendo como foco maior a prevenção e o enfrentamento às violências, em especial ao uso problemático de drogas.

Projeto Som da Liberdade busca a prevenção da juventude por meio da música (Foto: Val Fernandes/Secom)

Elza Menezes é uma das beneficiadas com o Som da Liberdade e destacou que o projeto tem mudado a vida de muitas pessoas. “Por meio das oficinas que participei, hoje tenho minha independência financeira e me sinto muito bem. Minha torcida é que o projeto continue a fazer a diferença na vida de mulheres que não saem da situação de violência por não saber que existem ações como essas que podem mudar sua vida”, frisou.

Desde que iniciou, esta é a 12ª turma. Atualmente o Som da Liberdade está presente em três Centros Socioeducativos de Rio Branco, possui uma turma em Bujari – atendendo de forma preventiva 23 jovens da zona rural.

Para setembro, a previsão é a abertura de mais duas turmas nos bairros Esperança I e II.

MMC fazendo a diferença no campo

O Movimento de Mulheres Camponesas está escrevendo sua história ao passar conhecimento às pessoas que residem no campo da importância de ações como o cultivo de uma alimentação saudável aliada a conservação do meio ambiente.

Para Giovana Nascimento, coordenadora estadual do MMC, “este momento é muito rico. Conhecemos histórias de mulheres guerreiras que buscaram o empoderamento de suas vidas por meio da qualificação. Isso está fazendo com que elas mudem suas vidas e suas histórias”, revelou.

A professora Francinete de Souza também fala de sua alegria em fazer parte do MMC. “Graças as orientações que nos são repassadas temos tido a oportunidade de desfrutar de uma alimentação saudável e de qualidade. Tudo isso irá resultar em vida com mais qualidade. Nos sentimos mais motivadas na hora de prepararmos a alimentação para nossa família”, destacou.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464