Vanderley Polido, 65, é morador do Ramal do Bigode, em Acrelândia. Há 17 anos ele comprou uma propriedade e nunca conseguiu regularizar seu lote. Na manhã de quarta, 14, satisfeito, ele foi um dos primeiros produtores a participar do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que está sendo feito por uma equipe itinerante durante quatro dias na Escola José Rodrigues Cassimiro.
A meta é inscrever no CAR os mais de três mil produtores da região de Plácido de Castro, Senador Guiomard e Acrelândia. A equipe é formada por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e deve concluir o cadastramento nos municípios no prazo de três meses.
O CAR será realizado em todo o Estado e vai mudar a vida de quase 40 mil produtores na zona rural, onde os que têm até quatro módulos fiscais, o que equivale em média a 400 hectares, serão especialmente beneficiados conforme as regras do novo Código Florestal. Com essa ação, o Acre começa o maior programa de regularização ambiental rural de sua história numa parceria entre a Sema, Imac, Ibama e Seaprof.
O início do trabalho foi acompanhado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, pelo presidente do Imac, Fernando Lima, o superintendente do Ibama, Diogo Shelorst, e o coordenador executivo do CAR, João Paulo Mastrângelo.