Durante sessão solene desta quinta feira, 7, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Raimundinho da Saúde apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo governo do Estado, por meio da Oficina Ortopédica de Rio Branco, para garantir mobilidade e acessibilidade às pessoas com algum tipo de deficiência física.
Na ocasião, foram apresentados os protótipos de órtese e próteses, cadeiras de rodas e outros meios auxiliares de locomoção fabricados pelos profissionais da unidade.
O gerente-geral da Oficina Ortopédica, Leunam Ramos, disse que o objetivo da solenidade era buscar intermediação política para que as cadeiras de rodas passem a ser fabricadas no Estado e, assim, atenda um número maior de pessoas que necessitam do serviço.
“Trouxemos os protótipos para mostrarmos que temos capacidade de produzir esses itens aqui no Acre. Se o governo conseguir reverter o dinheiro destinado a compra de meios auxiliares de locomoção para a compra de insumos, poderemos fabricar muito mais unidades e com ótima qualidade”, destacou Ramos.
O líder do governo na Aleac, Daniel Zen, parabenizou a iniciativa de fabricar as cadeiras de rodas no Estado e se colocou à disposição para contribuir efetivamente para o fortalecimento desse serviço.
Participaram da solenidade deputados estaduais, servidores públicos; representantes da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, do Centro de Recuperação Dom Bosco, gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a população em geral.
A Oficina Ortopédica de Rio Branco funciona há 38 anos e realiza uma média de 1,1 mil atendimentos por mês. Além dos meios auxiliares de locomoção, o setor oferece serviços de fisioterapia, sapataria, terapia ocupacional e órtese e prótese.