O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) encerrou as atividades do Movimento Maio Amarelo na terça-feira, 31, com caminhadas pedindo mais segurança no trânsito e respeito aos pedestres. Em Rio Branco, o ato foi intensivo e teve a participação de dezenas de alunos da rede pública de ensino.
Segundo o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo, as ações educativas devem permanecer durante todo o ano. “Foi evidente o resultado positivo das ações alusivas ao Maio Amarelo, e queremos tornar efetivo o trabalho de conscientização para reduzir os índices de fatalidades nas vias”, ressalta.
Antes da caminhada, a equipe de educação de trânsito realiza a distribuição do material educativo da campanha “Não Tire a Faixa da Cabeça” e orienta os estudantes sobre a importância do respeito às regras de trânsito, mostrando a forma correta de atravessar a rua.
“A gente vai caminhar para estimular os motoristas a ter mais cuidado com os pedestres, porque ultimamente vêm acontecendo vários acidentes de trânsito, e isso precisa acabar”, afirma a estudante Vitória Vale.
Para a professora Mariete de Souza, é fundamental começar a mudança pelas crianças. “É uma iniciativa muito importante, pois é preciso, desde cedo, começar a entender as leis de trânsito e levar o conhecimento para a casa e para a vida”, avalia.
Além de Rio Branco, houve ações em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Tarauacá, Senador Guiomard e Mâncio Lima.