A primeira-dama Marlúcia Cândida apresentou a campanha do Lixo Zero, promovida pelo Acre Solidário, na noite de segunda-feira, 24, na 44ª edição da Expoacre. O evento, realizado no espaço da imprensa, tem o conceito dos três “rs”: reduzir, reutilizar e reciclar e visa a coleta seletiva durante os dias de feira.
Foram espalhados pelo Parque Marechal Castelo Branco latões para o depósito de resíduos como garrafas pet e latinhas. Toda a coleta está sendo feita pela Cooperativa dos Catadores e a Associação do Movimento Nacional de Catadores e Catadoras.
“É muito importante, depois de um ano, relançar a campanha. Temos aqui mais catadores, mais famílias beneficiadas, restaurantes envolvidos e as instituições. Todos juntos para promover a conscientização nas pessoas de reduzir, reutilizar e reciclar. É uma mudança de cultura que poderá motivar outras ações positivas”, explicou Marlúcia.
Os secretários de Meio Ambiente do Estado e da capital, Edegard de Deus e Aberson Carvalho, participaram do evento de apresentação da campanha.
A presidente da Catar, Itamara Souza, falou da importância de promover a conscientização sobre o cuidar do meio ambiente. “Agradecemos pela parceria com o Acre Solidário, os empresários e governo. As pessoas precisam ter um olhar mais especial para o catador para saber da sua importância pro meio ambiente e sociedade. São com essas ações que eles sustentam as suas famílias e cuidam muito bem da nossa cidade”, disse.
Ação junto aos estabelecimentos comerciais
Outra ação consiste no acondicionamento e destinação dos resíduos sólidos com os bares, restaurantes, empreendimentos da Economia Solidária e também durante os dias de shows. O Lions Club será um dos responsáveis em mobilizar e monitorar os envolvidos. Cada estabelecimento que aderir receberá o selo Lixo Zero.
“O Lions tem uma proposta mundial que é o meio ambiente. E nós, graças a essa parceria, estamos aqui para dizer que o nosso papel é de mobilizar e sensibilizar os estabelecimentos sobre a importância de fazerem a coleta. Muitos estão já aderindo. Esperamos que no final todos ganhem o certificado” comentou Leônidas Dantas representante do Lions Club.
A empresária do setor gastronômico, Socorro Jorge representou o segmento do entretenimento e empreendedores da Economia Solidária envolvidos com a campanha.
“Esse ato é muito importante para todos. Tenho um restaurante há 19 anos e adoto a coleta seletiva. Esse é um trabalho que beneficia a todos nós com muita saúde, os clientes ficam mais tranquilos com a alimentação segura e gera renda para as famílias de catadores”, disse.
Apoiam a campanha a SOS Amazônia, o Lions Club, Frigonosso e Caixa Econômica Federal. O governo do Estado, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Obras Públicas (Seop) e de Agricultura e Pecuária (Seap), do Detran e do Deracre. E a prefeitura de Rio Branco também apoia, por intermédio das secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e Meio Ambiente (Sema).