Buscando dar oportunidade para aqueles que não puderam estudar na idade própria, o programa realiza mais uma preparação com o objetivo de capacitar professores para atender esse público. A aula inaugural na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocorreu na última semana, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre.
A EJA é promovida pelo governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de educação e Esporte (SEE). E agora, conta com a parceria da Universidade Feral do Acre (Ufac), para realização do “Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, com foco na alfabetização matemática EJA I”.
O objetivo do curso é melhorar os processos de ensino e aprendizagem de forma que atendam as necessidades do público jovem e adulto. No processo está incluso a história da matemática, sua importância, e como usá-la no dia a dia. Na inauguração também foram apresentados para os alunos os tutores, ementa do curso e os representantes de cada parceiro.
Bator Oliveira, professor de matemática, conta que está com as melhores expectativas. “Tenho as melhores expectativas tendo em vista as dificuldades que os professores da região enfrentam em relação ao ensino da matemática”, diz. Ele conta também sobre o processo de ensinamento. “Vamos trabalhar bastante a contextualização, trabalho lúdico e procurando fazer com que eles saibam aplicá-la fora da sala de aula. Percebemos que quanto mais você trabalhar o protagonismo com o aluno, melhor é esse processo de ensino.”
Para o aluno Antônio Carlos, o objetivo é ampliar o conhecimento com os números. “Quero aprender mais e ampliar o que já sei sobre os números, mas de outras formas, com novas estratégias”. Sobre a primeira aula, ele afirma: “A aula inaugural foi promissora. Queremos participar de uma formação que vai facilitar nosso aprendizado em sala de aula”.
Francisco Gilvan, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), a parceria é mais um aperfeiçoamento para os docentes. “A parceria é uma forma de aperfeiçoar e capacitação dos professores que já atuam no EJA, o contato direto com os professores é bem proveitoso, passamos a conhecer a realidade da sala de aula e a partir disso da um apoio”, comenta.
O professor Fabio Augusto Gomes, representante da Ufac, afirma que é uma das prioridades da atual gestão estabelecer parcerias e linhas de atuação. Ele conta também que o diferencial da turma será a atitude, tendo em vista a dificuldade da matemática nos níveis básicos. E completa ”essa turma tem um papel importantíssimo. Fazer a diferença para crescer e prosseguir”.
A primeira aula contou também com Fernanda Maria de Souza, coordenadora do EJA, e Rúbia Cavalcante, diretora de ensino, que conversaram com os alunos sobre o curso.