Sob a concepção de uma interface de integração dos saberes tradicional e empírico com o conhecimento técnico, o Governo do Estado do Acre, por intermédio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), promoveu nesta quinta-feira, 26, a solenidade de reinauguração do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora), em Cruzeiro do Sul.
A unidade, que já chegou a ser escolhida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia como uma das quatro melhores experiências em educação profissionalizante do país foi conduzida pelo presidente do Ieptec, Francineudo Costa, e prestigiada pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, e o secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Mauro Sérgio.
Também compuseram o dispositivo de honra, a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Michelle Miranda; o presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues; a coordenadora de Ensino do Juruá, Ruth Bernardino; e a coordenadora-geral do Ceflora, Raylene Cameli.
Ainda durante a solenidade deu-se encaminhamento à assinatura de termos de cooperação técnica firmados com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e com empresas na área da saúde para viabilizar a implementação da educação profissional por meio da realização de estágios de conclusão de cursos dos alunos do Cept.
Estrutura
Atualmente, o Ceflora conta com laboratórios (produtos florestais, ciências aplicadas, processamento de alimentos), salas de aula, biblioteca e auditório. Continuará atuando com cursos de Formação Inicial e Continuada (Fics) (qualificação técnica), habilitação técnica, gestão, informática, produtos florestais, indústria com ênfase em alimentação e cooperativismo, entre outros.
Em 2005, porém, funcionava em um espaço de apenas 350 metros quadrados. Com o crescimento da demanda, estendeu seu espaço para 1.800 metros quadrados, visando melhor atender às comunidades provenientes não apenas da cidade de Cruzeiro do Sul, mas de todo o Vale do Juruá, como Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo), além de Tarauacá e Feijó.
“Não é fácil gerir a educação profissional. O poder público tem essa responsabilidade de garantir a educação para o trabalho também, a qualificação da população, de nossos jovens, através de uma grande rede de parceiros. Estamos trilhando um caminho para que o Acre seja um dos estados brasileiros que mais investem e acreditam no potencial das pessoas por meio do conhecimento”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.
Histórico
O Ceflora iniciou suas atividades no dia 15 de novembro de 2005 como uma Unidade Regional do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacir Grechi (IDEP-DM), tendo sua sede estabelecida no município de Cruzeiro do Sul, conforme estabelece a Lei Estadual no 1.695, de 21 de dezembro de 2005.
Nos anos seguintes, as ações do Ceflora foram se universalizando em toda a regional Juruá/Tarauacá/Envira, chegando nas áreas urbanas dos municípios, em comunidades indígenas, ribeirinhas e extrativistas, buscando sempre cumprir a ideia original de fazer um bom diálogo entre os saberes escolares e os saberes tradicionais.
Nos primeiros cinco anos de atuação, o Ceflora atuou apenas na execução de cursos de Formação Inicial e Continuada e, somente a partir de 2011 teve a possibilidade de ingressar na modalidade de Formação Técnica, com cursos presenciais nas modalidades concomitantes e subsequentes nos municípios de mais fácil acesso.
Uma iniciativa do governador Gladson Cameli, em 2019, viabilizou a restauração e revitalização da estrutura física e da equipe gestora, visando aprimorar a oferta de educação profissional de qualidade a toda Regional do Vale do Juruá.
Transcorridas quase duas décadas de sua inauguração, o Ceflora já concluiu 1.124 turmas, o que representa 15.746 alunos formados tanto em Cursos Fics quanto em Cursos Técnicos nas mais diversas áreas profissionais, nos municípios da Regional Juruá/Tarauacá/Envira.