O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP-DV) realiza oficina de treinamento para funcionários a fim de realizar atendimento aos estudantes com deficiência. Nesta segunda-feira, 22, foi realizada a capacitação de profissionais da loja Chez-Meme.
De acordo com a professora Maria do Socorro Gonçalves Pinto, coordenadora do projeto, entre os objetivos está a reflexão sobre a necessidade de participação e compromisso de todos para a construção de uma sociedade na perspectiva da inclusão das pessoas com deficiência visual.
Foram realizadas oficinas com as funcionárias da loja nos dias 18 e nesta segunda-feira, 22 com a presença dos alunos do próprio Cento de Apoio.
Uma outra oficina de orientação e mobilidade, será realizada pelos professores do CAP-DV no hotel Ibis. Depois da oficina acontecerá um jantar de confraternização dos alunos.
“O projeto proporciona a saída do aluno do ambiente escolar para um ambiente extra-escolar, desafiador e provocador, que no caso é a própria sociedade”, destaca a professora Maria do Socorro.
Entre as áreas do CAP envolvidas na capacitação dos profissionais para atendimento aos deficientes visuais está a capacitação, a impressão braile, a adaptação de materiais, além da orientação e mobilidade com elaboração e execução de projetos.
“Trabalhamos também a nova forma de adaptação ao novo, em decorrência da pandemia, entregamos porta álcool em gel em forma de cela braille e todo o cardápio da loja foi adaptado e transcrito também para o braille a fim de que os alunos pudessem manusear”, explicou.