Cortejo de quadrilhas juninas, queima de fogos, a escolha do Casal Caipira, Rei e Rainha, marcaram a abertura oficial do 16º Arraial Cultural, na segunda-feira, 30. Em seu primeiro dia, segundo estimativa da organização o público foi de cerca de duas mil pessoas. A primeira-dama Marlúcia Cândida e a presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins prestigiaram a abertura.
Quadrilheiros desfilaram na Arena dos Folguedos ao som de A Paz, do compositor acreano João Donato e “Olha pro céu meu amor”, de Luiz Gonzaga, entoadas pela cantora Verônica Padrão. Balões brancos foram soltos num simbolismo a paz, marcando o espírito do evento.
Confira a programação
“A ideia é passar uma mensagem que represente a cultura de paz e alegria. São várias pessoas envolvidas, várias secretarias, empresas, comerciantes, os quadrilheiros, a comunidade, que juntos constroem esse projeto que tem sua marca no calendário artístico-cultural do Acre”, disse Karla Martins.
“O espaço está maravilhoso com toda essa ornamentação colorida, alegre, uma cenografia especial, para que vocês façam a melhor festa da cultura popular junina, com amor e paz”, ressaltou a primeira-dama Marlúcia Cândida.
Casal Caipira
A escolha do Casal Caipira contou com a participação de casais de onze grupos juninos. Os quesitos julgados foram harmonia e conjunto do casal, coreografia, figurino caipira, beleza e simpatia, postura e expressão corporal. Com muita criatividade se apresentaram na Arena dos Folguedos. O casal caipira Frank Costa e Jaiana Oliveira da quadrilha Malucos na Roça foi o ganhador do concurso.
O evento que termina no domingo,6, com o tema “Do sertão à colocação, o festejo é tradição” é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), e apoio da prefeitura de Rio Branco e Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).