Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Chef Mara Alcamim ministra oficinas e palestra no encontro Sabor e Saber – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Chef Mara Alcamim ministra oficinas e palestra no encontro Sabor e Saber

Chef Mara Alcamim propõe intercâmbio entre a cultura gastronômica do Acre e a do Cerrado (Foto: Divulgação)
Chef Mara Alcamim propõe intercâmbio entre a cultura gastronômica do Acre e a do Cerrado (Foto: Divulgação)

No Acre, a gastronomia cada vez mais se consolida e aponta perspectivas de crescimento no mercado. Para incentivar o setor, o governo do Estado e o Sistema Fieac realizam o evento Sabor e Saber – Encontro de Gastronomia no Acre.

De 8 a 11 deste mês, o encontro idealizado pela primeira-dama, Marlúcia Cândida, propõe o intercâmbio entre a cultura gastronômica do Acre e a do Cerrado. Quem comanda a mistura de sabores entre os territórios gastronômicos é a chef Mara Alcamim, do restaurante Universal Diner, em Brasília (DF).

Dirigido a vários públicos, o Sabor e Saber contempla cinco oficinas com 20 vagas cada e uma palestra. A formação será realizada na Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria do Senai, em frente ao quartel da Polícia Militar, no centro de Rio Branco.

Troca de saberes

Ao combinar sabores tradicionais com pitadas de inovação, Mara Alcamim pretende estimular o potencial criativo dos participantes, proporcionar um espaço de troca de saberes entre estudantes, profissionais da área e público em geral, além de motivar práticas de empreendedorismo e sustentabilidade.

Para conhecer um pouco da cultura gastronômica e cadeias produtivas de proteína animal, a chef visitará a Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), o Mercado Elias Mansour e os empreendimentos Peixes da Amazônia e Cordeiros da Amazônia, na terça-feira, 8.

Sabor e Saber tem o apoio do Deck Fresh Food & Lounge, Supermercados Araújo, gabinete da primeira-dama e Prefeitura de Rio Branco.

Oficinas gastronômicas

Com o tema “Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado”, jovens e adolescentes de escolas da rede pública da Cidade do Povo participam da oficina de abertura, no dia 9, às 9 horas.

Segundo Marlúcia Cândida, a presença dos alunos é importante, principalmente por residirem no bairro onde está sendo implantada a Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre, projeto do governo do Estado.

“A ideia é sensibilizá-los para essa arte rica de sabores, que gera renda, empreendedorismo e sustentabilidade. Os alunos farão sua primeira incursão no mundo da gastronomia. A escola terá um novo olhar para eles”, comentou Marlúcia Cândida.

Na parte da tarde, às 16 horas, as permissionárias dos mercados Novo Mercado Velho e dos Colonos participam do tema Êxodo Urbano, Resgate da Gastronomia da Roça.  Receita: Carne de Lata.

Nos dias 10 e 11, o evento é para o público em geral, chefs e cozinheiros. Os temas serão: Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado, Comida do Cerrado e Êxodo Urbano, Resgate da Gastronomia da Roça. As inscrições para esses dois dias podem ser feitas pelo celular (68) 99952-2978 com Jennay Isper.

“Apenas essas oficinas são pagas e com inscrição antecipada. Parte da renda será revertida para a Cades, que atende 40 entidades sociais”, explica Patrycia Lopes, coordenadora do evento.

O Sabor e Saber se encerra com a palestra aberta ao público O Ano em que Morri, na Filmoteca da Biblioteca Pública, na sexta-feira, 11, às 16h30.

Sobre a chef

Autodidata, busca o novo e comanda uma cozinha criativa, com temperos marcantes e mesclas inesperadas de sabores, que agregam ingredientes regionais e importados, elaborados com técnicas da alta cozinha. Em suas viagens pelo mundo, faz questão de conhecer as feiras livres dos lugares que visita.

Atualmente, dedica-se exclusivamente à cozinha do Universal, em Brasília. Inaugurada em 12 de dezembro de 1997, a casa é membro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO SABOR E SABER

08/11 – Visitas:  6h30 – Ceasa

8h – Mercado Elias Mansour

9h – Peixes da Amazônia

15h – Cordeiros da Amazônia

09/11 – 8h – Abertura do Evento – Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria do Senai, em frente ao Quartel da Polícia Militar, no centro de Rio Branco.

09/11 – 9h – Oficina gastronômica tema “Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado” – Público: jovens e adolescentes de escolas da rede pública da Cidade do Povo e alunos da escola Maria Moreira/IDM – 20 vagas

09/11 – 16h – Oficina gastronômica tema “Êxodo Urbano, Resgate da Gastronomia da Roça. Receita: Carne de Lata” – Público: Permissionárias do Mercado – 20 vagas

10/11 – 9h – Oficina Gastronômica tema “Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado”. Inscrição: (68) 99952-2978 com Jennay Isper. – Público em Geral – 20 vagas

10/11 – 15h – Oficina Gastronômica tema “Êxodo Urbano, Resgate da Gastronomia da Roça – Público: Chef’s e Cozinheiros – 20 vagas. Inscrição: (68) 99952-2978 com Jennay Isper.

11/11 – 9h – Oficina Gastronômica tema “Comida do Cerrado”- – Público: Chef’s e Cozinheiros – 20 vagas. Inscrição: (68) 99952-2978 com Jennay Isper.

11/11 – 16h30 –  Palestra “O Ano que Morri” – Público em Geral – 110 vagas Local: Filmoteca da Biblioteca Pública


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464