O ministro da Integração (MI), Francisco Teixeira, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, estão reunidos nesta terça-feira, 25, no comando aéreo de Porto Velho, com o governador de Rondônia, Confúcio Moura, o vice-governador do Acre, César Messias, e o senador Jorge Viana para uma avaliação sobre a cheia dos rios que banham os dois estados.
Messias ressalta a atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que prioriza a passagem de carretas e caminhões – carregados com combustível e alimentação – pela BR-364, como uma alternativa para manter o Acre abastecido.
“O governador Tião Viana também já fez contato com as autoridades peruanas, por meio da embaixada, para trazer combustível aos acreanos, caso seja necessário. Ou seja, já nos antecipamos no que era possível para evitar mais transtornos. Tudo está sendo feito”, disse.
Na ocasião, o senador Jorge Viana classificou a interrupção do acesso como “não normal”, e disse que a engenharia será questionada. “Acho que as dúvidas da população precisam de uma resposta oficial, seja agora ou depois da cheia. Não pode restar nenhuma dúvida por conta dos empreendimentos ou do desastre natural que estamos vivendo”, comentou.