Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Ciência Itinerante Purus reúne mais de oito mil pessoas – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
2ª edição

Ciência Itinerante Purus reúne mais de oito mil pessoas

A segunda edição da Viver Ciência Itinerante Purus, realizada na cidade de Sena Madureira, mais uma vez registrou sucesso de público. Durante os dois de atividades, 13 e 14, passaram pelo local mais de oito mil pessoas.

A ação que é uma extensão do maior evento de ciência e tecnologia do estado, a Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Viver Ciência), é uma realização do governo acreano, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e diversos parceiros.

Entre os principais objetivos da mostra está a difusão e popularização da ciência. Na regional Purus é o segundo ano consecutivo do evento, que tem como tema este ano “Amazônia Viva”.

“O evento superou as nossas expectativas, porque mais uma vez a população teve a oportunidade de conhecer os trabalhos da nossa comunidade escolar, podemos mostrar que aqui também desenvolvemos pesquisa de qualidade em todos os campos do conhecimento”, comemora a coordenadora do núcleo da SEE, Neiva Lima.

A exposição reuniu atividades em todas as áreas do conhecimento (Foto: Mágila Campos)

A coordenadora explica ainda que a Ciência Itinerante Purus oportunizou a troca de experiências entre os alunos de Sena Madureira e Manoel Urbano, além das comunidades rurais da região.

Amazônia Viva

As atividades foram realizadas na Escola Estadual Dom Júlio Mattioli. No espaço os visitantes puderam conferir os projetos e iniciativas desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento. O tema “Amazônia Viva” em homenagem ao Padre Paolino estava presente em pelo menos 90% das exposições, o que encantou os visitantes.

Caraca, eu amei muito isso aqui! Fui em uma sala que tinha indíos, Saci-Pererê, na outra eu pedalei numa bicicleta elétrica, vi as constelações no planetário e até tomei chá em outra sala ali”, conta, sorridente, o visitante Mateus Lima.

A empolgação de Mateus se explica quando se observa os espaços, que propiciavam ao visitante experiências diferenciadas. A Escola anfitriã, Dom Júlio Mattioli, montou uma sala temática, intitulada “Amazônia”, que era uma convite à imersão pela floresta amazônica brasileira, com suas lendas e mitos.

A Amazônia brasileira e homenagem ao Padre Paolino ditaram o tom da Mostra (Foto: Mágila Campos)

Os estudantes de Manoel Urbano participaram com uma exposição de uma estufa artesanal e experimentos de química e física. A Escola Assis Vasconcelos explorou os estados da Região Norte que compõem a Amazônia Brasileira e abordou desde a sua vegetação à comidas típicas. No palco cultural os artistas locais se revezaram para entreter o público.

Além disso, o público pôde conferir outras atividades como as ações do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF) com o espaço  “Brincando com a Matemática” e dos parceiros como Detran, com orientações sobre Educação no trânsito.

Simultaneamente estavam sendo oferecidas ainda ações de órgãos como o Instituto Federal do Acre (Ifac) e da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres).

Esta edição reuniu mais de oito mil pessoas, isso para o governo é uma satisfação, porque significa que estamos cumprindo um dos principais objetivos do evento, que é proporcionar a interiorização da Viver Ciência nas regionais”, destaca a diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464