Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Ciência, tecnologia e inovação: o salto de qualidade que nosso estado merece – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Ciência, tecnologia e inovação: o salto de qualidade que nosso estado merece

Por Assurbanipal Barbary de Mesquita*

O Estado do Acre pós-pandemia vem passando por uma transformação positiva em seu cenário econômico. Em nossas proporções, o agronegócio já é uma realidade, a cada ano batemos nossas próprias metas de produção de grãos. Hoje já atingimos o patamar de 150 mil toneladas. O setor florestal também vem despontando, seja na produção de madeira manejada ou através do extrativismo da castanha, entre outros, colocando o estado em destaque como referência no assunto.

Os demais setores, como a indústria da transformação, a construção civil, o turismo, o comércio e serviços também vêm se mostrando crescentes, parâmetro que podemos mensurar através dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostram o crescimento dos mais de oito mil postos de trabalho gerados nos últimos 12 meses. Independentemente de análise, os números mostram no mínimo que nossa curva está crescente.

Podemos ainda observar a incessante busca por parte do governo do Estado, dos municípios, da classe política, das diversas instituições e do próprio setor produtivo em melhorar nosso ambiente de negócios, o que vem se materializando através de investimentos e ações, entre as quais podemos citar a Ponte do Rio Madeira, o Anel Viário de Brasileia, a melhoria na qualidade de energia, o estímulo ao comércio exterior e integração com países vizinhos, o pacote de incentivos disponíveis para o setor empresarial e a mudança de cultura empreendedora.

Enfim, o estado encontra-se com todas as condições de trilhar grandes rumos nos próximos dez anos. Basta organizar, planejar mais, alinhar e orquestrar cada vez mais a atuação das organizações, de forma a alcançar uma sinergia, e aí os resultados certamente se apresentarão em curva mais acentuada.

Mas muitos ainda serão os desafios que precisaremos superar, como, por exemplo, ampliar a produção com as limitações físicas e ambientais, nossos recursos hídricos, as telecomunicações, o saneamento básico, as estradas vicinais, o desenvolvimento das cidades, a geração de empregos para os milhares de universitários, a agregação de valor aos produtos e serviços, principalmente aproveitando nossa rica biodiversidade.

Assim, para enfrentar os desafios e dar um salto de qualidade, ainda restará uma fronteira que precisaremos atravessar: a da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) . Essa sim poderá potencializar nossos resultados.

A ciência, a tecnologia e a inovação são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades.

De acordo com a Unesco, “a ciência é o conjunto de conhecimentos organizados sobre os mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, obtidos através do estudo objetivo dos fenômenos empíricos”; enquanto que “a tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos diretamente aplicáveis à produção ou melhoria de bens ou serviços”.

Vejo com muita felicidade a vontade de várias instituições, sejam elas atuantes no campo do ensino, do setor empresarial, dos centros de pesquisa e por parte do governador Gladson Cameli, juntamente com as diversas secretarias e órgãos de governo, de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dessas áreas no estado.

Algumas relevantes iniciativas já estão sendo realizadas, com a expectativa de serem concretizadas ainda neste ano, como a formação de um grupo de trabalho envolvendo as diversas instituições afins, a elaboração do Plano de Ação para a Ciência, Tecnologia e Inovação (Pacti-AC) e o plano para concepção de um parque tecnológico, que carinhosamente estamos denominando “Bairro ou Distrito Tecnológico”.

Com esses importantes documentos, certamente teremos as condições favoráveis para agregar a componente CT&I em nosso processo de desenvolvimento, gerando novas perspectivas principalmente para estudantes e futuros profissionais, permitindo saltar posições do estado no ranking de competitividade.

No Dia Mundial da Ciência e Tecnologia, comemorado em 16 de outubro, podemos dizer que estamos construindo algo positivo para alavancar o tema no estado, e nesse sentido, quero primeiro parabenizar todas as instituições que vêm atuando na área, como a Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto Federal do Acre (Ifac), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação, o Tribunal de Contas do Estado do Acre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o governo do Estado, a Associação dos Municípios do Acre (Amac) e as prefeituras, que, entre outras entidades, têm sido nossos pilares da tecnologia e inovação.

Ao mesmo tempo, quero agradecer a todas instituições que estão depositando credibilidade na retomada ao Pacti e o plano para concepção do parque tecnológico.

Com tudo isso, podemos afirmar: estamos no caminho para dar o salto de qualidade que nosso estado merece.

*Assurbanipal Barbary de Mesquita é secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464