O historiador e cineasta acreano Adalberto Queiroz produziu, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Acre (PMAC), um curta-metragem contando a história da corporação. Com o tema “Polícia Militar do Acre – História e Ação”, o documentário foi exibido pela primeira vez na manhã desta quinta-feira, 4, na Biblioteca da Floresta.
O filme trata de uma narrativa envolvente que descreve fatos sobre a fundação da PMAC e demais personagens que marcaram os seus cem anos.
“Ver um trabalho deste sobre a Polícia Militar mais honesta do Brasil, título conquistado em pesquisa, é uma satisfação. As pessoas têm a oportunidade de assistir a um vídeo de heróis anônimos”, disse o subcomandante-geral, coronel Ulysses Araújo.
Queiroz havia realizado um trabalho que contava 80 anos de história (1916 a 1996). Nestes anos, ele incluiu as últimas duas décadas.
“Não é um trabalho só meu. Devo isso ao empenho dos comandantes-gerais, coronel Gilvan Vasconcelos (1996) e, agora, o coronel Júlio César, para conseguirmos atualizar o documentário, que é rico em informações e poderá auxiliar alunos em monografias, dissertações e teses”, disse o cineasta.