Xeque-mate. O xadrez, jogo esportivo com 16 peças, virou tema de destaque no Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET). A aluna Alanna Moura, 15 anos, alcançou um feito memorável para a região Norte, alcançando o 8º lugar no ranking nacional da modalidade.
A aluna aprendeu a jogar xadrez quando estava no ensino fundamental, no Instituto São José, mas foi no Colégio Militar que a menina começou a participar de competições e ganhá-las.
“Vi dedicação em Alanna e a convidei para integrar o grupo esportivo. Com potencial e muita vontade ela conseguiu se classificar nas seletivas de xadrez, na fase nacional do Gymnasíade, que é uma espécie de olimpíada estudantil”, destacou o 2º sargento e treinador de xadrex, Neurismar Souza.
O professor ainda destacou que, de 5 partidas, Alanna ganhou 4 e ficou perto de conseguir uma vaga no campeonato mundial de xadrez. Entre as disputas, a aluna finalizou em 8º lugar, no nível nacional.
Com os incentivos, a enxadrista foi a campeã do torneio do Colégio Militar, na categoria feminina da comunidade civil, no aniversário de 106 anos da Polícia Militar.
Muito feliz e orgulhosa, a mãe conta que Alanna sempre teve o apoio do padrinho e familiares. “Acredito que minha filha trilhará um caminho de sucesso, pois é muito determinada”, enfatizou Clissiane Silva Lima.
A etapa em Aracaju, no período de 28 a 30 de abril, não foi finalizada no 1º pódio, mas permite abertura de uma evidente história de sucesso para Alanna em futuras competições. Assim, professores e demais gestores do Colégio Militar do Acre continuam impulsionando a comunidade estudantil em projetos e atividades, a fim de promover e ampliar, também, o esporte xadrez no estado.