Todos os anos o Procon Acre celebra o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, divulgando o cadastro das empresas mais reclamadas. Esse ano, o órgão fez diferente. “Resolvemos priorizar a relação de harmonização das empresas com o consumidor, por isso estamos com uma série de atividades que serão realizadas ao longo da semana que envolve distribuição de panfletos educativos, palestras para servidores públicos do estado e município, equipes nas ruas e outras tirando dúvidas dos clientes que procuram a Central de Atendimento do Procon da Oca”, disse o diretor do Procon, Diego Rodrigues.
O dia 15 de março foi instituído em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, que anunciou perante o congresso americano a existência de direitos fundamentais do consumidor. A partir desse ato, a data foi comemorada como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
No Acre, a política de defesa dos consumidores é fortalecida pelas ações do Procon local que existe desde julho de 2000. “Há 17 anos trabalhamos de forma atuante no Estado, temos buscado informar melhor o consumidor com a política de harmonização que é justamente para aproximar o consumidor dos seus direitos. Então temos muito que comemorar principalmente quando se trata dos avanços no Código de Defesa do Consumidor”, comentou Rodrigues.
Segundo o diretor, as empresas com maior número de relações continuam sendo as de telefonia móvel e fixa e os bancos. Quanto ao comércio, ele explica: “As reclamações mais comuns são de oferta não cumprida, política de troca de produtos, diferenciação de preço com pagamento no cartão ou em dinheiro”.
Rosilene Cardoso abriu recentemente uma microempresa e tem encontrado dificuldades de resolver questões de negativação do seu nome. Ela buscou ajuda no Procon, nessa quarta-feira, 15. “Ninguém gostaria de procurar o Procon, mas se procura é porque tem problemas, Seria muito pior se não tivesse esse órgão que olha por quem não pode pagar um advogado pra lutar pelos seus direitos. Eu acho muito bom saber que tenho esse apoio, que estou resguardada enquanto empresária e consumidora também”, disse.
Confira a programação da Semana do Consumidor
Dia 16/03 – 9 horas: Palestra para Servidores da Prefeitura Municipal de Rio Branco e Comunidade em geral, no auditório da Semeia. Tema: Educação Financeira (Superendividamento, Orçamento Familiar e Consumo Sustentável);
10 horas: Blitz do Procon no Senadinho para fazer atendimento tirando dúvidas dos consumidores (com distribuição de folders informativos);
Dia 17/03 – 10 horas: Palestra para Servidores da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa – SGA, demais órgãos do Estado e Comunidade em Geral, no auditório da Sesp. Tema: Educação Financeira (Superendividamento, Orçamento Familiar e Consumo Sustentável);