A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, faz um apelo às mães que amamentam para que realizem doações. A instituição afirma que, mesmo com o apoio das doadoras já cadastradas, o estoque está baixo, principalmente pelo cenário da pandemia de Covid-19.
O centro de referência, hoje, dispõe de apenas 10,5 litros de leite que, segundo o coordenador do Banco de Leite Humano da Maternidade, Hélio Pinto, “estão sendo utilizados para bebês que estão com o peso abaixo de 1500 gramas, devido a essa baixa captação”, explicou.
Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é suficiente para nutrí-lo a cada vez que ele for alimentado
Atualmente, o centro de referência de doação de leite no estado conta com a solidariedade de 17 mães, de acordo com Hélio. “Hoje temos 7 doadoras externas e cerca de 10 doadoras internas, ou seja, que ainda estão na casa de apoio [Casa de Bárbara], ou seus bebês ainda estão internados”, pontuou.
As doadoras externas são aquelas mães que já receberam alta, estão em casa com seus bebês e ainda contribuem realizando a doação de leite para alimentar outras crianças.
Você sabia?
A produção de leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz;
Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança;
Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente;
Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.
Quem pode doar?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano;
Para doar, basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação.
Entre em contato pelo fone: (68) 3224-1060. O Banco de Leite Humano disponibiliza dois postos de coleta: Hospital Santa Juliana e Urap Hidalgo de Lima.