Era noite de segunda-feira. Roosevelt Marques vestiu a camisa do time do coração, o Rio Branco Futebol Clube – em que o pai chegou a jogar. Saiu de casa e chegou ao local do evento. Então se sentou e começou a participar da aula.
“Convidamos os professores a irem para o curso com a camisa do time favorito para que pudéssemos relacionar a discussão da partida de futebol, dos times e do trabalho em equipe com aquele que é desenvolvido nas escolas a partir do núcleo pedagógico: professor, aluno, conteúdo”, justificou Emily Areal, coordenadora do Poronga Fundamental e Médio.
O professor Roosevelt é um dos 159 em todo o estado que participam da formação do Programa de Aceleração da Aprendizagem do Ensino Médio – Peem/Poronga, da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).Durante a formação, bem como em sala de aula, os professores trabalham a partir da motivação, da provocação, do questionamento com foco na aprendizagem significativa.
A formação é realizada simultaneamente em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira, Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia. Em Rio Branco, além dos professores da capital, também estão os de Senador Guiomard e Capixaba. Espanhol, matemática, história, sociologia, química, artes e educação física são as disciplinas trabalhadas nesses módulos.
“A formação traz novos conhecimentos e metodologias para abordar o aluno, que não é apenas ouvinte, mas também ator, participando diretamente do processo de construção da aprendizagem”, explica Roosevelt.
A programação se estende até a quinta-feira, 20. Em Rio Branco, no Centro de Referências e Inovações para a Educação (Crie), e nas demais cidades em escolas locais.