O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles recebeu, na quarta-feira, 8, os Comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militares dos Estados do Acre, Mato Grosso e Rondônia.
O objetivo da reunião é tratar dos projetos de captação de recursos que estão sob análise no Fundo da Amazônia e visam melhor aparelhar as corporações na prevenção e combate à incêndios florestais e queimadas urbanas, além de propor maior integração entre o Corpo de Bombeiros Militar e brigadas de combate a incêndio florestais do ICMBio e PrevFogo.
Representando o Governador do Estado do Acre, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, Cel Carlos Batista, retrata que a reunião foi de suma importância para demonstrar ao Ministro a viabilidade técnica dos projetos, os quais trarão a efetiva integração das ações preventivas e de combate aos incêndios florestais que sazonalmente castigam o bioma amazônico. Daí decorre a necessidade de haver o aparelhamento adequado do Corpo de Bombeiro Militar, pois, estes, lidam diretamente no combate às chamas.
A próxima reunião com todos os nove Estados que compõem a Amazônia legal, ficou pré agendada, pelo próprio Ministro, para ocorrer no mês de junho no Estado do Mato Grosso.