Docentes passam por uma capacitação sobre como trabalhar em sala de aula; uma das metas é continuar elevando os resultados do Ideb
Seis dias depois da posse dos novos professores, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) começou nesta quinta-feira, 8, uma capacitação dirigida aos 341 novos docentes, sobretudo para aqueles que ainda não têm experiência no ambiente escolar.
Temas sobre como é medido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as formas de combate ao abandono da escola pelos estudantes, os marcos legais no período da pandemia e as formas de avaliação dos alunos com as aulas remotas foram alguns dos temas abordados pelos gestores do Departamento da Educação Básica e da Divisão de Ensino Médio da SEE.
A capacitação é realizada nos turnos da manhã e tarde e, entre os pontos cruciais apresentados aos novos educadores, está a necessidade de melhorar a frequência escolar usando mecanismos que permitam combater a evasão.
Pelo segundo ano consecutivo, o Acre manteve-se em primeiro lugar na região Norte, no ranking do Ideb 2019, nas séries iniciais do ensino fundamental, que são do 1º ao 5º ano, com média de frequência de 98%. No entanto, no ensino médio, a média de alunos em de sala de aula ficou entre 83% e 87%.
“Esse é um desafio que estaremos enfrentando com o auxílio de vocês, que também terão todo o apoio pedagógico da escola na qual estão sendo lotados, para que possamos desempenhar as nossas funções de educadores com excelência”, ressaltou Aldino Schatat, diretor do Departamento da Educação Básica da SEE, para uma plateia de professores, no auditório da secretaria.
Na ocasião, os novos profissionais receberam um CD com conteúdos profissionais que vão ajudar nas suas missões. O material, que poderá ser levado para casa, inclui módulos de sequências didáticas, planos de curso, projetos pedagógicos e até as experiências com formações anteriores.
A chefe da Divisão do Ensino Médio, Danniely Matos, ressaltou aos novos concursados que, por ora, a ideia é que o plano de curso que eles devem seguir precisa ser flexibilizado por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.
Como as aulas presenciais deverão começar apenas em fevereiro de 2021, caso a vacinação contra a Covid-19 já tenha sido iniciada, a ideia agora é que os professores continuem ministrando conteúdos a distância, seja por videoaula, por radioaula, pela internet ou por conteúdo impresso, no caso da zona rural, reservando para fevereiro de 2021 as aulas presenciais, somente para tirar dúvidas dos conteúdos que foram ministrados remotamente em 2020.