Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Comitê alemão avalia positivamente ações do Programa REDD no Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Durante seminário

Comitê alemão avalia positivamente ações do Programa REDD no Acre

Christiane pontuou os avanços do programa no Acre (Foto: Angela Peres/Secom)

“Estamos muito animados em poder usar essas lições tão ricas do Acre na fase I para a construção da fase II e já estamos aproveitando muito dessas lições para construir o programa com outros estados”. Foi com essas palavras que Christiane Ehringhaus, representante do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, encerrou o Seminário de Avaliação de Resultados do Programa REDD no Acre, na terça-feira, 18.

A iniciativa desenvolvida por meio de uma parceria entre a instituição europeia e o governo do Estado, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), premia ações que tenham alcançado resultados positivos na diminuição do desmatamento.

No Acre, o programa REDD está em curso desde 2012 e já investiu 25 milhões de euros em ações concretas de preservação dos recursos naturais e geração de renda para comunidades extrativistas e indígenas.

“Estamos saindo daqui com uma boa avaliação dos resultados. É a união de todos esses povos e lideranças que nos permitem apresentar esses avanços na área ambiental. Nós temos uma causa, que é ver a construção de um Acre melhor e mais sustentável”, disse Magaly Medeiros, diretora-presidente do IMC.

Exemplo

O modelo de desenvolvimento sustentável implantado aqui se tornou referência para outros estados brasileiros e nações no mundo. Mato Grosso, por exemplo, já se prepara para iniciar a primeira etapa do REDD, a partir do modelo acreano.

A Colômbia é mais um, entre os países da América Latina, a pleitear recursos junto ao KfW para execução do programa. “O Acre é a vitrine para as primeiras experiências de REDD. A intenção do Programa REM não é substituir as ações que já estão em curso, mas auxiliar nas políticas públicas de meio ambiente”, lembrou a representante do KfW, Christine Ehringhaus.

O secretário de Meio Ambiente do Acre, Edegard de Deus, destacou o trabalho feito pelos governos desde 1999 e que possibilitaram esses avanços em desenvolvimento e valorização da floresta.

“A marca dos últimos governos tem sido a inclusão dos esquecidos: os índios, seringueiros ribeirinhos e assentados. Nós sempre lutamos pela inclusão de todos, desde que integrem as bases da sustentabilidade. Os recursos do REM KfW nos permitiram integrar e avançar”, disse.

Resultados obtidos a partir da parceria foram apresentados durante seminário (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

CDSA

A Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA) é responsável pela gestão desses recursos e pelo monitoramento dos projetos em curso. O programa de cooperação quer estimular o desenvolvimento das populações que habitam as florestas, gerando benefícios para a proteção do clima e da biodiversidade.

A premiação pelos resultados se dá quando os pioneiros conseguem reduzir os números da degradação ambiental, na comparação com anos anteriores.

“Os resultados estão aqui, em números, e eles demonstram a determinação das lideranças de todo o estado. Seja nos territórios de floresta, seja nos territórios abertos, elas estão integradas na perspectiva de gerar um Acre sustentável para o hoje e o amanhã”, afirmou Dande Tavares, diretor-presidente da CDSA.

Bancada Acreana

Parlamentares participaram do encerramento do encontro (Foto: Angela Peres/Secom)

Os deputados e senadores acreanos têm papel estratégico nas ações de controle do desmatamento e incentivo dos serviços ambientais.

Em sua fala o deputado federal Leo de Brito lembrou a luta do governo para a criação do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), que possibilita a construção de um mundo mais sustentável.

“Nós estamos nos colocando à disposição das instituições que militam na causa ambiental para que possamos contribuir nesse processo e fortalecer as iniciativas. Queremos ver essas experiências replicadas, para que possamos construir um mundo mais sustentável”, disse.

Presente ao seminário, o senador Jorge Viana, presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, classificou como absolutamente necessário o debate sobre a economia de baixo carbono.

“Esse é um tema do presente e do futuro. O Acre está dando passos à frente, principalmente quando o governo institui o Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais, que está sendo aperfeiçoado a cada experiência”, afirmou.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464