Nesta segunda-feira, 23, a representante do Comitê da Saúde da População Negra da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) se reuniu com a equipe técnica da saúde da população negra, com representantes das secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Educação (SEE), a presidente do Fórum Étnico Racial e o gestor da área técnica da Saúde do Homem, para discutir melhorias para a saúde da população negra.
Durante a reunião, foram estabelecidas metas para o ano de 2015, visando à implantação de uma política estadual de saúde da população negra, abrangendo as três regionais de saúde, com o apoio das secretarias municipais de cada região. Entre as prioridades está a instalação de um centro de acompanhamento de diagnóstico das doenças falciformes, divulgação das ações que buscam melhorar a saúde da população negra nos 22 municípios e combater todas as formas de racismo, inclusive institucional.
De acordo com a representante do Comitê da Saúde da População Negra, Zilmar Cândido, a Sesacre pretende alcançar as regionais de saúde a partir da segunda quinzena do mês de abril. “A importância da universalização das áreas técnicas direcionadas a fazer o atendimento na política de saúde da população envolve todas as áreas”, destacou.