Uma comitiva composta por servidores do Detran do Amapá visitou a autarquia de trânsito acreana nesta segunda-feira, 26. O objetivo do encontro é trocar experiências no que diz respeito aos serviços prestados, e principalmente, aos procedimentos de fiscalização de trânsito, em especial a operação Lei Seca, no Acre intitulada como Operação Álcool Zero.
A diretora-geral do Detran/AC, Sawana Carvalho, afirma que a troca de experiências é sempre bem-vinda, principalmente quando compartilhada por estados que apresentam tantas semelhanças, como é o caso do Acre e Amapá. “Temos uma frota de veículos bem parecida, ambas concentradas nas capitais dos dois estados. Com o nosso know how de três anos de operação Álcool Zero, podemos ensinar muito, mas também aprender com os companheiros amapaenses”.
No Amapá, a operação Lei Seca já existe desde setembro de 2013. Um dos representantes da comitiva, também coordenador da Operação Lei Seca no Amapá, tenente Uesclei Costa, esclarece que a alcoolemia ao volante é um problema de foro internacional. “A operação é feita, mas a polícia não é onipresente. Por isso, a importância da parte educativa, que realizamos principalmente nas faculdades. A solução do problema está em uma mudança social gradativa”, esclarece.
A reunião foi realizada no gabinete da diretoria geral do Detran/AC e contou com a presença do diretor de operações do Detran/AC, Ítalo Medeiros, com a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, além do comandante da Ciatran e coordenador da Operação Álcool Zero, coronel Márcio Alves.