Para acompanhar de perto as experiências bem sucedidas dos programas implantados pelo governo do Estado, uma comitiva do Maranhão veio ao Acre e cumpre agenda até esta quarta-feira, 18.
Na manhã desta terça, 17, uma breve apresentação dos projetos nas áreas de produção, economia e meio ambiente foi feita pelos gestores afins, no auditório da Biblioteca Pública. Em seguida, o grupo conheceu o Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia.
De acordo com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, a visita é resultado de conversas com o governador Tião Viana em encontros fora do Acre. A comitiva já visitou outros estados, como Goiás, Minas Gerais e Pernambuco, além de países como Singapura, China, Espanha e Estados Unidos.
“Um dos projetos que o Tião já havia comentado conosco foi o da piscicultura, o que nos despertou bastante interesse, já que temos a intenção de implantar o projeto lá também. Nosso objetivo é conhecer as experiências que deram certo, para que possamos copiar, fazer adaptações e reproduzi-las”, comentou.
Complexo de Piscicultura
A comitiva conheceu todas as instalações do empreendimento, que já tornou o Acre destaque com a parceria público-privado-comunitária na área de produção e indústria. Com 60 hectares de terra, o complexo possui um centro de produção de alevinos, uma fábrica de ração com ampla capacidade de armazenamento e um frigorífico que processa diferentes tipos de cortes de peixe.
“Estamos muito felizes com tudo o que vimos aqui. Com certeza essa será uma agenda bastante positiva e que vai nos permitir replicar esse modelo de forma estratégica também no Maranhão”, completou Brandão.
Frigorífico Annasara
A outra parte da agenda desta terça foi encerrada no frigorífico Annasara, localizado no quilômetro 9 da estrada de Porto Acre (AC-10). Lá, a equipe conheceu a estrutura, que vai desde os preparativos para o abate ao processamento de ovinos. O empreendimento funciona desde 2011 no estado, com cortes nobres de cordeiros e capacidade de abate de mais de 100 animais por dia.