Cerca de cem famílias das comunidades rurais de Xapuri foram contempladas com poços domiciliares oriundos da primeira etapa do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água (Água para Todos).
O projeto garante a distribuição de água potável para os moradores do Recanto do Equador e da Sibéria e é desenvolvido pelo governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
Com o cadastro e a capacitação dos beneficiários, as equipes técnicas também acompanharam os trabalhos de perfuração dos poços, a construção da estrutura dos reservatórios e a instalação das tubulações, bombas, dosadores de cloro e das caixas d’água.
“O objetivo do programa é levar água de qualidade para o consumo humano, além de reforçar as atividades agrícolas das famílias que tinham dificuldade de acesso a esse recurso natural e percorriam grandes distâncias para coletar de córregos ou açudes”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
O convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) proporcionou o investimento de R$ 650 mil, utilizando poços amazonas ou poços tubulares, levando em consideração as peculiaridades de cada região.
O gestor informa que a autarquia entrará em fase de elaboração de novos recursos para atender as novas demandas. “Foram beneficiadas as regiões com históricos de problemas com a captação de água e implantamos os melhores métodos de abastecimento. Concluímos esta etapa de benefícios e faremos a conclusão oficial nos próximos dias”, relata Magalhães.
Além de Xapuri, o programa Água para Todos atende 68 famílias da zona rural de Brasileia. Na segunda etapa, o projeto atenderá Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá.