Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Conferência de Saúde das Mulheres debate sobre políticas públicas, trabalho e vulnerabilidade – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Vulnerabilidade e direitos

Conferência de Saúde das Mulheres debate sobre políticas públicas, trabalho e vulnerabilidade

Secretário de Saúde durante abertura da 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher (Foto: Júnior Aguiar)

Teve início na tarde de quarta-feira, 29, a I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, no auditório do Resort Hotel, em Rio Branco. O evento é preparatório para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, prevista para agosto, em Brasília.

Como anfitriões da conferência, estavam o secretário de Estado de Saúde Gemil de Abreu Junior e a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Rossana Freitas.

Também participaram da solenidade de abertura, a secretária de Políticas para as Mulheres Concita Maia, representando o governo do Estado, vice-prefeita Socorro Néri e secretário de Saúde de Rio Branco Oteniel Almeida, além de representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), vereadores, coordenadores e delegados da conferência, estudantes e servidores de diversas secretarias do Estado.

Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, o evento tem como proposta a criação de diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Conforme o Conselho Nacional de Saúde, a conferência será o espaço político de debate de ideias, de enraizamento de valores e práticas para o desenvolvimento da capacidade de formulação que propicie o crescimento da força das mulheres para se livrarem do jugo patriarcal, do machismo, do sexismo e da misoginia e que contribua para o avanço do controle social no SUS, para a garantia da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação.

“Esperamos que muitas experiências possam ser trocadas durante esses dias e que daqui saiam oportunidades maiores para as mulheres de todo o estado em relação à sua saúde”, disse Gemil Junior.

Durante os três dias de programação, serão debatidos temas como o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde da mulher, o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde da mulher, vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde da mulher e políticas públicas para a mulher e a participação social.

Conferência tem a participação de mulheres de todos os municípios do Acre (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

O que disseram

“Após 30 anos da primeira Conferência de Saúde da Mulher, retomamos a discussão e temos a oportunidade de discutir propostas sobre a nossa realidade local. A expectativa é de que essa Conferência seja a efetivação do controle social no SUS, reintegrando as bases para a construção de uma nova agenda na luta para a saúde das mulheres. Esse é o marco”, Rossana Freitas, presidente do Conselho Estadual de Saúde.

“O nosso esforço em uma área tão sensível como a saúde da mulher é de que possamos garantir o direito, a participação e o protagonismo das mulheres na construção de políticas públicas”, Oteniel Almeida, secretário de Saúde de Rio Branco.

“Sei que aqui teremos pautas importantes. A mulher precisa ser melhor assistida no seu gênero, na escolha sexual, reprodutividade, então esse espaço para discutir e refletir para traçar políticas públicas a fim de que a mulher tenha uma saúde de qualidade. Não podemos esperar mais 30 anos para discutir isso, temos que fazer dessa pauta anual”, Guida Aquino, vice-reitora da Ufac.

“Temos muitos desafios no que condiz à saúde da mulher. Precisamos olhar os segmentos populacionais que ainda não experimentaram o direito à saúde de forma integral, como muitas de nós já experimentamos. Esse é o maior desafio”, Socorro Neri, vice-prefeita de Rio Branco.

“Este momento é histórico. Nós reafirmamos aqui o compromisso do governo do Estado com uma saúde cujo conceito vai além da doença. Garantia da saúde física, mental, espiritual e emocional para as mulheres do estado, Está em nossas mãos traçar estratégias para uma política que trate a saúde da mulher de forma integral e não fragmentada”, Concita Maia,  secretária de Políticas para as Mulheres.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464