A 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres já tem data para ser realizada. Segundo decreto publicado na edição desta sexta-feira, 17, no Diário Oficial, os dias 24 e 25 de novembro foram os escolhidos para a realização do evento, em Rio Branco.
Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, a realização da conferência está sob a coordenação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Três eixos serão trabalhados. Entre eles está a “contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”.
No segundo e terceiro eixos, serão tratados as “estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal e estadual: avanços e desafios” e “sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”.
Para a titular da SEPMulheres, Concita Maia, a conferência é importante porque irá tratar sobre a implementação das políticas públicas voltadas para as mulheres. Segundo ela, na oportunidade serão realizadas a revisão e ampliação do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, fruto da última conferência realizada em 2011 e com vigência de quatro anos.
A conferência estadual será precedida pelas conferências municipais ou intermunicipais, a serem realizadas no período de 1 de junho a 18 de setembro de 2015. A convocação dessas conferências é de competência dos governos municipais.
Nomeação para o Cedim/AC
Outra importante conquista divulgada nesta sexta-feira no Diário Oficial foi a nomeação dos membros de órgãos governamentais, não governamentais e conselheiras de honra para comporem o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC) para o biênio 2015/2017.
O conselho é composto por 22 membros, sendo 11 de entidades governamentais e 11 de instituições não governamentais, além de três conselheiras de honra, entre as quais está a vice-governadora Nazareth Araújo.