Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5, atividades serão desenvolvidas ao longo deste mês em todo o Estado. Como parte da programação, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), a convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Xapuri, esteve na quarta-feira, 3, na Escola Divina Providência, daquele município, para palestrar aos estudantes sobre a importância da consciência ambiental.
A ação da Setul faz parte do projeto denominado sensibilização turística, que disponibiliza técnicos para tratar de assuntos que aliam o turismo às boas práticas ambientais. Esse serviço pode ser solicitado a qualquer momento, tanto por instituições públicas quanto privadas.
“Qualquer setor pode solicitar nossa equipe. Nós apenas buscamos estudar todos os públicos para percebermos em quais o turismo se encaixa. Nessas oportunidades, explicamos mais sobre o turismo no Estado, o trabalho que a Setul já desenvolve e aonde nós ainda queremos chegar”, destaca a chefe do Departamento de Turismo (Detur), Luciana Rufino.
Na terra de Chico Mendes, nada mais conveniente do que relembrar os ideais defendidos por aquele que foi seringueiro, sindicalista e maior ativista ambiental de todos os tempos: o próprio Chico.
Para uma das envolvidas na atividade, a turismóloga Silmara Lima, além da história do seringueiro, foi explicado para os alunos sobre as rotas turísticas do Acre atualmente e reforçada a eles a relevância da preservação das florestas.