O Conselho Estadual de Saúde (CES) promoveu na tarde desta sexta-feira, 25, a palestra “O compromisso da Sociedade Organizada no Controle Social no SUS”, na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). O coordenador nacional do Morhan, Arthur Custódio, foi o palestrante.
Estiveram presentes representantes de segmentos comunitários, movimentos sindicais, entidades ligadas à saúde indígena. De acordo com presidente do CES, Elenilson Silva de Souza, o objetivo da palestra era discutir o envolvimento da sociedade com as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O foco principal do evento é promover a troca de experiências, a fim de discutir o papel do conselho e entidades representadas, ou não, pelo conselho nos espaços representados pelo poder executivo e o que pode ser feito para melhorar o SUS”, disse Arthur Custódio.
Os conselhos de saúde são uma das principais formas de participação social na gestão pública. São órgãos colegiados, permanentes, paritários e deliberativos que formulam, supervisionam, avaliam, controlam e propõem políticas públicas.