No último dia 15, foi encerrado o primeiro ciclo de contribuições para a consulta pública da Base Nacional Comum Curricular.
Agora, quem tiver interesse em contribuir pode acessar o portal do Ministério da Educação, até março de 2016.
Prevista no Plano Nacional de Educação, ela determina os conhecimentos e as habilidades essenciais a que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender em cada ano da educação básica.
O debate está sendo fomentado em todo o país, como ferramenta para a garantia de oferecimento de oportunidades iguais aos alunos.
No Acre, todas as entidades ligadas à educação foram reunidas. Assim como também foram organizados fóruns e comissões – estadual e municipais.
No mês de outubro e novembro, foram realizados encontros regionais para discussão do documento preliminar em sete polos municipais: Sena Madureira, Brasileia, Rio Branco, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Capixaba.
O resultado foi o cadastro de 217 escolas no referido site, o que possibilitou o envio de contribuições de cada comunidade.
“Foi realizada a consulta pública nos moldes como o MEC propusera, e acredito que é a forma mais democrática que poderia acontecer, pois todos foram ouvidos: professores, coordenadores, gestores e entidades, e nunca houve esse movimento de escuta e construção coletiva”, afirma a diretora de ensino da Secretaria de Estado de Educação Rubia Cavalcante.