O Batalhão de Operações Especiais (Bope), divisão de elite da Polícia Militar do Estado do Acre, completou 24 anos de existência recentemente. Nesta sexta-feira, 13, uma solenidade marcada por homenagens aos seus integrantes, ex-comandantes e autoridades celebrou a data de maneira especial.
Com um desfile para o público presente na sede da unidade especial, o Bope apresentou seus grupamentos, componentes, equipamentos e veículos utilizados na rotina policial. A tropa de elite do Acre é reconhecida nacionalmente por sua atuação e preparo para lidar com as mais diversas situações na área da Segurança Pública.
Grande admirador do Bope, o governador Gladson Cameli fez questão de estar presente no evento e demonstrar seu respeito e compromisso com a instituição. Segundo o gestor, a Segurança Pública tem feito um brilhante trabalho no enfrentamento à criminalidade. Por isso, não medirá esforços para reconhecer e valorizar seus profissionais.
“Tenho visto o quanto a pasta da Segurança Pública tem feito para proteger a nossa população e quero dizer que vocês podem contar comigo no sol ou na chuva. São homens e mulheres que estão cumprindo o seu dever constitucional e cabe ao Estado criar melhores condições de trabalho, valorizando os servidores para que possamos dar uma resposta a sociedade”, frisou.
Cameli afirmou que o recém-criado programa Acre pela Vida é um importante conjunto de ações para mudar a atual realidade econômica e social do estado. Gladson destacou que o governo precisa da ajuda de todos neste momento para superar a crise vivenciada na Segurança Pública há alguns anos.
“O Acre pela Vida é o esforço do Estado, dos poderes, das instituições e contamos com o apoio da sociedade. Já estamos combatendo fortemente o crime e o Bope é exemplo disso. Queremos também agir de maneira preventiva. Apoiando igrejas e organizações sociais que fazem o trabalho de afastar a nossa juventude da criminalidade. Além disso, estamos trabalhando para criar oportunidades, emprego e geração de renda. Eu tenho certeza que vamos vencer este mal que atormenta nossas famílias”, declarou o governador.
Na oportunidade, o comando do Bope homenageou por meio de menção elogiosa três policiais do batalhão por atuarem firmemente no combate à violência e proteção da sociedade acreana. Ainda foram agraciados outras autoridades, entre elas o governador Gladson Cameli, com troféus confeccionado a partir de granadas desmilitarizadas (sem efeito explosivo), como forma de agradecimento pelo apoio e trabalho de fortalecimento da instituição.
Para o coronel Edener Franco, o momento é de felicidade e de reconhecimento aos primeiros integrante do batalhão de elite. Segundo ele, a seriedade do trabalho desempenhado pelos policiais do Bope reflete no respeito adquirido ao longo dos últimos 24 anos.
“Nossos pioneiros trabalharam com muita dificuldade de material, sem capacitações, mas com muita vontade de fazer. Hoje, estamos comemorando e homenageando alguns que estavam naquela época e agradecendo a todos que atualmente contribuem com o sucesso dessa unidade. O momento também é de agradecer o respeito que a população acreana tem com o Bope e dizer que vamos continuar com o mesmo empenho de sempre para proteger a sociedade”, argumento o comandante do Bope.
Franco destacou ainda a postura do governador Gladson Cameli na busca por melhorias para o Bope e valorização de seus policiais. “O governador é uma pessoa sensível e que sabe das dificuldades existentes para enfrentar o crime. É caro fazer Segurança Pública, o material do Bope não é barato e temos alguns materiais que dependem de licitações internacionais. Temos visto que o governador tem dado especial atenção para o Bope e é isso que queremos para desempenhar nossas funções com qualidade”, ressaltou.
O evento foi prestigiado pelo secretário de Segurança Pública, Paulo Cezar Rocha dos Santos; pelo comandante-geral da Polícia Militar; coronel Ulysses Araújo; pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista; pelo delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel; pela procuradora-geral do Ministério Público do Acre, Kátia Rejane; entre outras autoridades.