O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), e do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), realizou na manhã da última quarta-feira, 25, uma capacitação de planejamento e metas voltados para a gestão de riscos e administração de desastres.
O encontro foi no polo de ensino do Centro de Educação Profissional (Cedup) de Brasileia e contou com participação dos novos coordenadores da Defesa Civil de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, além de secretários das respectivas prefeituras.
“Notamos um envolvimento e comprometimento com os gestores da regional em elaborar planos que possam dar sustentação à coordenadoria da Defesa Civil local para realizar o enfrentamento correta caso haja uma inundação”, disse o coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Carlos Batista.
Abertura de conta do cartão de pagamento da Defesa Civil, Plano de Contingência de Inundações, responsabilidades da gestão municipal e do coordenador municipal de Defesa Civil e orientação quanto ao uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) também foram pautas do encontro.
“Passamos todos os procedimentos das análises dos sites que fazem o monitoramento dos rios e ensinando aos participantes informações de como fazer um sistema de alerta e alarme de um desastre. Essas orientações, se colocadas em prática, vão ajudar a minimizar os danos e prejuízos que um desastre possa causar numa área de risco em caso de inundação”, comentou Batista.